Após a constituição do Grupo de Trabalho, composto por Musicoterapeutas aprovados pela diretoria da UBAM, Mt. Lia Rejane Barcellos (AMT-RJ), Eliamar Fleury (AGMT), Igor Ortega (APEMESP), Leila Santos (AMT-PI), Andressa Dias (AMT-PR), Mariane Oselame (UBAM) e Marcello Santos (UBAM) houve uma Assembléia Extraordinária e foi votada a Definição da Brasileira de Musicoterapia em três eixos: Disciplina, Prática e Profissão, tentando abarcar a pluralidade da Musicoterapia Brasileira sem perder de vista o Projeto de Regulamentação.
A UBAM – União Brasileira das Associações de Musicoterapia divulga a versão finalizada da Definição Brasileira de Musicoterapia:
“Musicoterapia é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas. A prática da Musicoterapia objetiva favorecer o aumento das possibilidades de existir e agir, seja no trabalho individual, com grupos, nas comunidades, organizações, instituições de saúde e sociedade, nos âmbitos da promoção, prevenção, reabilitação da saúde e de transformação de contextos sociais e comunitários; evitando dessa forma, que haja danos ou diminuição dos processos de desenvolvimento do potencial das pessoas e/ ou comunidades.
O musicoterapeuta é o profissional de nível superior ou especialização, com formação reconhecida pelo MEC e com registro em seu órgão de representação de categoria. Ele/a é habilitado/a a exercer a profissão no Brasil. Ele/a facilita um processo musicoterápico a partir de avaliações específicas, com base na musicalidade e na necessidade de cada pessoa e/ou grupo. Estabelece um plano de cuidado e um processo musicoterápico a partir do vínculo e de avaliações específicas atendendo às premissas de promoção da saúde, da aprendizagem, da habilitação, da reabilitação, do empoderamento, da mudança de contextos sociais e da qualidade de vida das pessoas, grupos e comunidades atendidas. O musicoterapeuta pode atuar em áreas como: Saúde, Educação, Social / Comunitária, Organizacional, entre outras”.
Para citá-la, utilize a referência
UNIÃO BRASILEIRA DAS ASSOCIAÇÕES DE MUSICOTERAPIA. Definição Brasileira de Musicoterapia. 2018. Disponível em: https://ubammusicoterapia.com.br/definicao-brasileira-de-musicoterapia/.