WFMT
WFMT
Sobre a WFMT – World Federation of Music Therapy (Federação Mundial de Musicoterapia)
A WFMT foi formalmente estabelecida em Gênova, Itália, em 1985, nascida de uma visão comum entre musicoterapeutas de diversos países para promover a profissão globalmente. Entre os dez membros fundadores estavam Rolando Benenzon (Argentina), Giovannia Mutti (Itália), Jacques Jost (França) Barbara Hesser (EUA), Amelia Oldfield (Reino Unido), Ruth Bright (Austrália), Heinrich Otto Moll (Alemanha), Rafael Colon (Porto Rico), Clementina Nastari (Brasil) e Tadeusz Natanson (Polônia). A WFMT dedica-se a desenvolver e promover a musicoterapia em todo o mundo como arte e ciência, apoiando o desenvolvimento global de programas educacionais, prática clínica e pesquisa para demonstrar as contribuições da musicoterapia para a humanidade.
Como valores, a WFMT acredita que a música tem o poder de curar e promover o bem-estar; defende o uso da música para promover equidade, justiça social e resolução pacífica; apoia uma rede global de musicoterapia que inclui todas as origens culturais e étnicas (idade, religião, status social, orientação sexual, gênero, herança indígena e deficiência); e, incentiva a comunicação aberta e contínua como a base do aprendizado e do crescimento da Musicoterapia.
Mais informações disponíveis no site da WFMT
Objetivos da WFMT
- Atuar como a organização guarda-chuva internacional para a profissão de musicoterapia.
- Promover a troca de informações sobre musicoterapia global nas oito regiões da Federação.
- Promover colaborações internacionais entre os membros do WFMT e outros grupos profissionais relacionados.
- Promover e avançar as equivalências nos padrões da prática clínica em musicoterapia.
- Promover e estabelecer equivalências nos padrões de educação e formação de musicoterapeutas.
- Promover e avançar equivalências nas normas e políticas de conduta ética dos musicoterapeutas.
- Promover a integração da pesquisa e da ética na prática da musicoterapia em todo o mundo e apoiar colaborações internacionais de pesquisa.
- Compartilhar informações sobre procedimentos de credenciamento e licenciamento com os membros da Federação e estabelecer padrões de equivalência para uma certificação global de musicoterapia.
- Promover o reconhecimento oficial da musicoterapia como profissão por agências governamentais ou não governamentais em todas as regiões do mundo.
- Apoiar os esforços de resposta de musicoterapeutas e comunidades afetadas por desastres.
- Divulgar informações relacionadas à musicoterapia em todo o mundo, usando tecnologia e multimídia de última geração.
- Coordenar e promover um Congresso Mundial de Musicoterapia a cada três anos.
Participação de Brasileiros na WFMT, em diferentes funções:
Como coordenadoras de Comissão na Diretoria da WFMT já participaram: Lia Rejane Medes Barcellos (Coordenação da Comissão de Prática Clínica, de 1993 a 1996 e de 1999 a 2002) e Claudia Zanini (Coordenação da Comissão de Pesquisa e Ética, de 2014 a 2017).
Como representantes (Regional Liaison da América Latina) já participaram: Marly Chagas, Cecilia Conde, Cybelle Loureiro, Clementina Nastari e Renato Tocantins Sampaio.
Como membros de Comissão: Cybelle Loureiro (Comissão de Educação e Formação, 2014-2017), Claudia Zanini (membro da Comissão de Pesquisa e Ética, 2017-2020) e Marco Antônio Carvalho Santos (membro da Comissão de Prática Clínica, 1993 a 1996).
Atualmente, na gestão de 2020 a 2023, temos a participação da Camila Acosta Gonçalves como Liason da América Latina e Caribe; da Claudia Zanini, membro da Comissão de Educação e Certificação; da Rosemyriam Cunha e do Gustavo Gattino, como membros da Comissão de Publicações.
Além dessa participação de profissionais musicoterapeutas, nos últimos mandatos da WFMT, participaram os discentes de Graduação em Musicoterapia Lázaro Castro e Henryque Cunha, na Delegação de Estudantes, representando a região formada por América Latina e Caribe.
(Texto organizado por Claudia Zanini)