À comunidade de Musicoterapeutas do Brasil,
Em janeiro de 2015 iniciamos a gestão de uma entidade com 20 anos de história. Com muitas histórias, já inúmeras conquistas e ainda muitos desafios a serem encarados.
Éramos seis membros de uma, agora, Diretoria e não mais Secretariado. Seis membros que representavam a pluralidade da nossa categoria: de norte a sul, graduadas/os e especialistas, mulheres e homens, pessoas com experiência em gestão e sem experiência alguma, diversidade de raça e orientação sexual.
A aposta na diversidade, na cooperação e na expansão dos territórios geográficos e subjetivos foram sempre um desafio. Mas, esse era o norte da bússola desse grupo que assumia.
Repito o que foi dito durante o Simpósio de Musicoterapia que ocorreu em 2018: “uma gestão não se faz apenas com seis pessoas”. Ao longo desses três anos contamos com o apoio e trabalho de quase 80, sim 80, colaboradores Musicoterapeutas ou de outras categorias. Pessoas que como essa diretoria, tinham o desejo de atuar pela Musicoterapia no Brasil e que também confiaram na nossa condução. Obrigada!!!!
Também contamos com o apoio e trabalho das Associações Estaduais de Musicoterapia que estiveram conosco e que participaram ativamente de toda a construção coletiva. Muito obrigada!!!
Somos apaixonados pela Musicoterapia e vamos precisar sim continuar com a árdua labuta em prol de nossa profissão. E quando falo isso, falo do lugar de uma gestão completamente implicada com a organização profissional institucional e legitimada pelos dispositivos de controle social. Não há, na minha opinião, outro caminho.
Que nesse período de instabilidade que se aproxima, possamos estar juntas e juntos, sem largar mesmo a mão de ninguém. O coletivo tem potência, que usemos isso pra colocar nosso bloco na rua e continuar no apaixonante e árduo caminho da construção da profissão Musicoterapeuta.
Que a nova diretoria seja muito bem vinda e que seja uma gestão próspera e fértil. Contem conosco.
Muito obrigada a todas e todos por esses três anos a frente da UBAM!!!!
Cordialmente,
Gestão 2015-2018 – União Brasileira das Associações de Musicoterapia
Mariane Oselame, Luciana Frias, Nathalya Avellino, Mauro Anastácio, Marcello Santos e Alessandra Lobato